Modelagem do Desempenho do Aprendizado de Grupos de Alunos Utilizando Data Mining

Thereza Patrícia Pereira Padilha, Leandro Maciel Almeida, João Bosco da Mota Alves

Resumo


Resumo: O presente artigo descreve um estudo do desempenho do aprendizado de grupos de aluno em ambientes colaborativos utilizando técnicas de Data Mining. Um agente inteligente é proposto para extrair padrões de uma base de dados que contém informações sobre as interações dos alunos entre si e com o ambiente colaborativo. A partir dos padrões extraídos, o professor pode ter uma noção mais concreta do que o grupo realmente está aprendendo, bem como possuir uma noção geral do processo ensino-aprendizado.

Abstract: This paper describes a study of student groups learning performance in collaborative environments using Data Mining techniques. An intelligent agent is built to extract patterns from database that contains information of the interactions among students and with collaborative environment. From the extracted patterns, the teacher has a more real notion of group learning and general view of teach-learning process.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.327-335