Apoio Automatizado à Avaliação da Aprendizagem Utilizando Mapas Conceituais

Ana Marina Teixeira Araújo, Crediné Silva de Menezes, Davidson Cury

Resumo


Resumo: A utilização de mapas conceituais como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem traz consigo uma sobrecarga de trabalho para o professor, podendo até mesmo inviabilizar a utilização dos mesmos. Este artigo fala sobre a utilização de mapas conceituais na avaliação da aprendizagem e da importância de um sistema automatizado para apoiar o professor nesta tarefa. Apresenta-se também uma proposta de como automatizar a verificação de certos aspectos da aprendizagem explicitados em um mapa conceitual construído por um estudante. A proposta inclui o apoio à comparação de mapas construídos ao longo do curso como uma forma de avaliar a evolução da aprendizagem.

Abstract: The use of conceptual maps to support learning processes in a class, brings about an extra effort to the teacher, that could even block its use. This paper is about the use of conceptual maps in learning assessment and the importance of an automatic system to support the teacher on this task. A model for automatically verifying some learning aspects explicit in a conceptual map constructed by a student is also proposed, which includes the support for comparing different conceptual maps constructed by the student as a way to assess the learning evolution.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.287-296