Análise da Conduta de Professores e Alunos emAmbientes Digitais/Virtuais

Maria de Fátima Webber do Prado Lima, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta a análise de dois estudos de caso realizados com a finalidade de identificar a forma de atuação de alunos e professores na construção coletiva do conhecimento em ambientes digitais/virtuais de aprendizagem a distância. A análise visou fornecer subsídios para a elaboração de recomendações relativas a formas de atuação do professor, que privilegiem o desenvolvimento de estruturas cognitivas dos alunos através do trabalho em grupo. A análise foi efetuada usando o registro de encontros por chat em dois cursos desenvolvidos a distância.

Abstract: This article presents an analysis of two cases carried through with the purpose of identifying ways in which students and teachers act in order to construct knowledge in digital/virtual distance learning environments. This analysis aimed to supply subsidies for the construction of recommendations for the techer regarding ways to conduct in this environments in order to develop the students' cognitive structures through work carried out in groups (teamwork). The analysis used chat registers of meetings in two courses developed at a distance.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.277-286