Desenvolvimento de uma plataforma auxiliar para ensino de máquinas elétricas empregando realidade virtual

Daniel C. Rocha, Anésio L. F. Filho, Danielle A. Leite, Fernanda G. Vilela, Priscila O. Libardi, Antônio F. L. de Sousa, Lázaro V. de O. Lima, Letícia G. Calixto

Resumo


Este trabalho apresenta o resultado da utilização de realidade virtual no desenvolvimento de um sistema para auxiliar o ensino prático e teórico do conteúdo relativo aos motores de indução trifásicos, uma das mais importantes cargas do sistema elétrico brasileiro. O sistema é composto por módulos, um de ensaio e um de apoio didático aos estudantes. No módulo de ensaio, dentre várias possibilidades, o usuário pode executar e testar a conexão do motor, observar os efeitos da inversão e da falta de fase, além de realizar os ensaios a vazio e de rotor bloqueado. O módulo de apoio didático aborda aspectos como o campo magnético girante e a constituição física do motor, bem como permite que sejam realizadas simulações computacionais que fornecem o conjugado, a potência de saída, dentre outras grandezas do motor

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.925