O processo de alfabetização e as tecnologias digitais: uma análise sobre o software “Coelho Sabido”

Rita de Cassia de Souza Landin, Giseli de Souza Lucas, Maria Iolanda Monteiro

Resumo


O desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (BELLONI, 2009) trouxe maior dinamicidade e interação nas relações sociais, na difusão de notícias, informações e conhecimentos. Consequentemente, as relações entre o aprender e o ensinar, seus espaços, tempos e ferramentas e a relação aluno–professor–conhecimento também se modificaram. Recursos tecnológicos digitais são cada vez mais presentes nas escolas. Assim, este trabalho analisa o uso do software educativo “Coelho Sabido” no processo de alfabetização, pontuando alguns aspectos positivos e negativos de uma determinada atividade. Adotam-se como respaldos teóricos para alfabetização e letramento Kleiman (1995), Monteiro (2010) e Soares (2012). Ao final infere-se que o uso dos recursos tecnológicos digitais deve ocorrer de forma crítica e não compulsória.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.909