Orientação de Monografias à distância no Programa Mídias na Educação: um processo de parceria e diálogo

Josete M. Zimmer, Kassandra B. Carvalho

Resumo


No decorrer dos anos de 2010 a 2013, o NCE/ECA/USP em parceria com a UFPE formou mais de 4 mil especialistas em Mídias na Educação. Dentre eles, 24 sob nossa orientação. Essa formação se deu por meio de um curso de pós-graduação à distância utilizando-se a plataforma e-proinfo e ambientes abertos, funcionando como ecossistemas comunicativos. A mediação pedagógica teve como premissa a dialogicidade dos sujeitos, a avaliação formativa e o papel humanizador do tutor. Este artigo traz à discussão, memórias e expectativas quanto ao sistema de tutoria e os processos de orientação à distância de monografias na formação continuada de professores em Mídias na Educação realizados pelas autoras.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.858