Uma Abordagem para Geração Automática de Conteúdo Personalizado Através da Recomendação Estocástica de Objetos de Aprendizagem no Processo de Ensino em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação

Fabiano A. Dorça, Daydson H. Silva, Luciano V. Lima, Márcia A. Fernandes, Carlos R. Lopes

Resumo


A personalização automática do processo de ensino baseada em es-
tilos de aprendizagem é um aspecto fundamental em sistemas adaptativos e
inteligentes para educação, sendo esta, atualmente, uma área sob intensa
investigação. Neste contexto, este trabalho apresenta um modelo baseado em
regras de produção o e probabilidades para geração automática de conteúdo per-
sonalizado através da recomendação estocástica de objetos de aprendizagem no
processo de ensino nestes sistemas. Experimentos realizados com o modelo pro-
posto mostraram resultados promissores. Os testes realizados apresentaram a
recomendação, ordenação o e destaque dos OAs de maneira eficaz, levando em
consideraçãoo os estilos de aprendizagem dos estudantes.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.838