Abordagem linguística para identificação da dimensão afetiva expressa em textos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – um Léxico da Emoção

Sandro J. Rigo, Isa M. Alves, Oliver Gazola, Francini Belau, Jorge L. V. Barbosa, Cristiano Costa

Resumo


A mediação digital na Educação a Distância dificulta ao professor a percepção do estado de ânimo de alunos. Entretanto, o gênero textual é amplamente estimulado e utilizado neste contexto, fato que tem desencadeado esforços para sua utilização com objetivo de identificar sentimentos expressos pelos alunos. Este trabalho relata uma abordagem utilizando teorias da Semântica Lexical Computacional para representação linguístico- computacional do léxico da emoção. São descritos e analisados estudos realizados na análise de corpus, descrição de unidades lexicais e sua utilização em identificação de sentimentos como apoio à atividade docente. A abordagem adotada possibilita a obtenção de ganhos com relação a outras abordagens similares.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.738