Personalização do E-Learning Baseado no Nível de Aquisição de Conhecimentos do Aprendiz
Resumo
O Nível de Aquisição de Conhecimentos (NAC) do estudante pode ser
utilizado para a geração de planos de aprendizado personalizado. No entanto,
a personalização da educacao mediada pelos Ambientes Virtuais de Apren-
dizagem (AVA) tem sido pouco utilizada devido a falta de interoperabilidade
desses ambientes com os Sistemas de Hipermídia Adaptativa (SHA), que geral-
mente englobam ferramenta de autoria e mecanismo de adaptação. Essa la-
cuna pode ser suprida com o framework GALE que fornece funcionalidades de
adaptação alem de da possibilidade de integracao com AVAs existentes. Nesse
contexto, este trabalho tem por objetivo geral modelar e criar unidades adapta-
tivas, baseadas no NAC do aprendiz, por meio do mecanismo GALE. Por meio
da elaboração de uma unidade adaptativa (curso), englobando modelagem de
conteúdos, criacao de regras, seleção de material instrucional, e sua experi-
mentacao utilizando o mecanismo GALE pretende-se mostrar a eficácia do pro-
cesso analisando-se a adaptação aos estereotipos estabelecidos (básico, inter-
mediario, avançado) baseados no NAC.
utilizado para a geração de planos de aprendizado personalizado. No entanto,
a personalização da educacao mediada pelos Ambientes Virtuais de Apren-
dizagem (AVA) tem sido pouco utilizada devido a falta de interoperabilidade
desses ambientes com os Sistemas de Hipermídia Adaptativa (SHA), que geral-
mente englobam ferramenta de autoria e mecanismo de adaptação. Essa la-
cuna pode ser suprida com o framework GALE que fornece funcionalidades de
adaptação alem de da possibilidade de integracao com AVAs existentes. Nesse
contexto, este trabalho tem por objetivo geral modelar e criar unidades adapta-
tivas, baseadas no NAC do aprendiz, por meio do mecanismo GALE. Por meio
da elaboração de uma unidade adaptativa (curso), englobando modelagem de
conteúdos, criacao de regras, seleção de material instrucional, e sua experi-
mentacao utilizando o mecanismo GALE pretende-se mostrar a eficácia do pro-
cesso analisando-se a adaptação aos estereotipos estabelecidos (básico, inter-
mediario, avançado) baseados no NAC.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.637