ROODA Tekton: uma proposta pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem ROODA

Silvia F. S. Moresco, Patricia Alejandra Behar

Resumo


Resumo: A Proposta Pedagógica de Aprendizagem de Física ROODA Tekton tem como objetivo verificar como acontece à tomada de consciência, quando os sujeitos constroem seus conhecimentos físicos interagindo com outros sujeitos em ambientes virtuais. Incorporada ao ROODA – Rede Cooperativa de Aprendizagem - tem como base à filosofia de uso das funcionalidades do ROODA, sem as quais não seria possível acompanhar a aprendizagem dos sujeitos dentro de uma epistemologia construtivista, baseada em desafios. Planejada a partir da metáfora de uma sala de aula, por ser o ambiente onde os adolescentes convivem no dia-a-dia, propõe um novo espaço, onde os sujeitos podem acessar informações, enviar dados, perguntas, respostas e estabelecer relações. Todas as produções são registradas e publicadas para que o professor, colegas e outras pessoas interessadas possam ver.

Abstract: The Pedagogic Learning Proposal of Physics ROODA Tekton has as objective to verify how the taking of conscience of physical concepts occurs, when the subjects construct their physics knowledge interacting with other subjects in virtual environments. Incorporated on ROODA – Cooperative Learning Web, it has as philosophy base the use of the ROODA funcionalities, without it is not possible to accompanying the subjects learning process in a constructivism epistemology, based on challenges. Planned from a classroom metaphor and because is an environment that the adolescent live together in the day by day, the purpose is to construct a new space, where the subjects can take information, live data, questions, answers and establish new relations. All the productions are registered and publishing for all the participants, professors, colleges and another interested persons can see.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.226-235