Como a Tecnologia Assistiva tem auxiliado o Processo de Ensino/Aprendizagem? Mapeamento Sistemático a partir dos Trabalhos Publicados no SBIE

Lilian O. Ramires, Ellen P.R. Souza, Jonathan N. de Souza, Marcelo R. Freire, Marcus V.S. Janurio, Ricardo E.F. Silva, Rostan S.F. Gomes, Tiago A.B. de Lima

Resumo


Introdução: Tecnologia Assistiva (TA) é o termo utilizado para identificar os recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais da PcD ou com mobilidade reduzida. Objetivo: este trabalho propõe a catalogação e divulgação dos recursos de TA que auxiliam as PcD, incapacidades ou mobilidade reduzida no processo de ensino/aprendizagem. Método: foi realizado um Mapeamento Sistemático a partir das publicações do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Resultados: dos 1149 estudos primários analisados, 79 foram incluídos neste estudo, a deficiência de audição aparece com o maior número de recurso de TA enquanto a de fala possui o menor.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.447