Uma Abordagem para Provimento de Recursos em um Ambiente Interativo de Aprendizagem
Resumo
Este artigo descreve uma abordagem para provimento de recursos oportunos e adaptativos circunstanciados ao processo de resolução de problemas de estudantes posicionados em um ambiente interativo de aprendizagem no domínio da matemática. Especificamente, este trabalho propõe o uso de suporte com m´ultiplos recursos, visando auxiliar o estudante com dificuldade na resolução de um determinado problema, tendo em consideração os motivos que influenciaram as dificuldades por ele apresentadas. Esses recursos, portanto, prestam-se a ajudar um estudante a resolver problemas de forma bem sucedida. Assim, foi desenvolvido um sistema de suporte inteligente que utiliza como fontes o modelo do estudante, o estado atual da solução do problema e os motivos da dificuldade do estudante. A partir dessas fontes são selecionadas as formas de ajuda mais adequadas, sendo compostas por dicas textuais, videoaulas e soluções análogas. Este módulo se encontra integrado a um sistema de raciocínio baseado em casos que utiliza como base problemas já solucionados para auxiliar o estudante em seu problema atual.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.386