NumRac: Proposta de um conjunto de objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais

Ellen F. Barbosa, Renata C. G. Meneghetti, Tales B. A. Sampaio, João P. Tannus, Gustavo L. Martins

Resumo


Este trabalho discute o desenvolvimento de materiais didáticos alternativos para o ensino de matemática através de objetos de aprendizagem (OAs). Em especial, é apresentado um conjunto de OAs para o ensino de números racionais. Os objetos foram desenvolvidos a partir de: (i) uma abordagem pedagógica em que se considera a construção do conteúdo matemático em níveis cada vez mais elaborados; e (ii) uma abordagem para representação e modelagem de conteúdos educacionais em ambiente computacional. A avaliação dos objetos foi conduzida considerando-se tanto a perspectiva computacional, sobretudo aspectos de usabilidade, como a perspectiva pedagógica, com base na aplicação do Método Clínico de Piaget. De modo geral, os resultados obtidos, ainda que preliminares, mostram-se promissores quanto à viabilidade de adoção dos objetos desenvolvidos no ensino de números racionais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.326