AmAm: ambiente de aprendizagem multiparadigmático

Maria da Penha de Andrade Abi Harb, Silvana Rossy de Brito, Aleksandra do Socorro Silva, Eloi Luiz Favero, Orivaldo de Lira Tavares, Carlos Renato Lisboa Francês

Resumo


Resumo: Diante das diferentes possibilidades de organização de um curso, a proposta do AmAm permite que mediadores e aprendizes configurem estações de aprendizagem (individuais) personalizadas através da seleção de ferramentas apropriadas para sua utilização. Uma estação de aprendizagem é única por aprendiz e está organizada em páginas, que por sua vez, contém células. A metáfora de células, utilizada no AmAm, permite a concepção de estações de aprendizagem que podem conter, além de diversos recursos pedagógicos, fórmulas de auto-organização para potencializar a percepção dos aprendizes. O AmAm é desenvolvido através de uma arquitetura baseada em componentes, agentes e frameworks proposta para facilitar e flexibilizar o desenvolvimento de ambientes interativos de aprendizagem.

Abstract: With such a broad set of distinct possibilities on how to organize a workshop, the AmAm Proposal provides for mediators and students the opportunity to configure customized (individual) learning stations by selecting suitable tools. There is one learning station per student, organized in pages containing cells. The metaphor of cells, as used at AmAm, allows creating learning stations that may have self-regulation rules in order to increase students’ perception, besides several pedagogical resources. AmAm is developed through an architecture based on components, agents, and frameworks proposed in order to facilitate and introduce some flexibility in developing interactive learning environments.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.206-215