Mecanismos para Suporte à Auto-Regulação da Aprendizagem do Estudante

Allen Fernando Oberleitner Lima, Edson P. Pimentel

Resumo


A arquitetura pedagógica da sala de aula tradicional, transposta para a aprendizagem eletrônica - e-learning, segue um fluxo em que o professor entrega materiais instrucionais aos estudantes e periodicamente realiza avaliações, com pouco envolvimento reflexivo do estudante no decorrer do processo. A busca por estratégias que envolvam ativamente o estudante passa pela incorporação de mecanismos de auto-regulação conectados a um modelo de avaliação e acompanhamento da aprendizagem. Esses mecanismos não estão presentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) bastante utilizados no Brasil, como o Moodle e o Tidia-AE (Sakai). Este trabalho propõe a incorporação de mecanismos para auto-regulação da aprendizagem e apresenta o seu funcionamento através da ferramenta SRS - Self Regulation System.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.296