Gamificação Aplicada à Educação: Um Mapeamento Sistemático

Simone de S. Borges, Helena M. Reis, Vinicius H. S. Durelli, Ig I. Bittencourt, Patricia A. Jaques, Seiji Isotani

Resumo


Existe um crescente interesse pela gamificação, suas aplicações e implicações. A despeito deste interesse ainda não existem estudos sobre os tipos de pesquisas que vem sendo conduzidos na área e quais os tópicos mais investigados. Assim, um mapeamento sistemático foi conduzido a fim de colaborar com uma visão geral da área. Inicialmente, 357 estudos sobre gamificação foram analisados. Dentre estes, 48 estavam relacionados com educação e apenas 26 satisfaziam os critérios de inclusão e exclusão de artigos definidos neste trabalho. Estes 26 artigos foram selecionados e classificados de acordo com sua contribuição. Como resultado um mapa das pesquisas na área foi desenvolvido e os tópicos mais (e menos) investigados foram identificados apontando que a maioria dos estudos concentra-se em investigar como a gamificação pode ser utilizada na área de ensino para motivar estudantes, aprimorar suas habilidades e maximizar o aprendizado.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.234