PAL Tool: uma ferramenta cognitiva para organização e representação de problemas algébricos

Cláudia Gama

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta uma ferramenta de apoio ao entendimento de problemas algébricos, auxiliando a tradução das situações apresentadas nos problemas em equações lineares. Pesquisas mostram que estudantes têm dificuldades em elaborar equações a partir de problemas que apresentam estórias do tipo “Maria tem cinco anos a mais que sua irmã caçula Marta. Em três anos Marta terá metade da idade de Maria. Qual a idade das irmãs hoje?”. Nestes problemas, os elementos matemáticos estão embutidos na estória e o aluno precisa identificá-los individualmente e estabelecer relações, antes de partir para a busca da solução propriamente dita – a esta etapa é denominada de “tradução” do problema. O PAL Tool funciona como um mecanismo para a aquisição e/ou desenvolvimento de habilidades cognitivas, pois propõe estratégias para auxiliar a tradução de problemas.

Abstract: This paper presents a tool that help students understand and translate algebraic word problems into linear equations. Previous studies report that students experience great difficulty in elaborating equations from word problems, such as, “Mary is five years older than her younger sister Martha. In three years Martha will be half as old as Maria will be then. How old are they now?”. In this type of problem, prior to solving the equations, the student needs to identify the algebraic elements embedded in the story and establish the relationships between them – this phase is called “translation”. The PAL Tool proposes strategies for the this phase, working as a mechanism for acquiring and developing students’ cognitive abilities in algebra.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.196-205