Eu Sei o que Vocês Fizeram (Agora e) na Aula Passada: o TSTView no Acompanhamento de Exercícios de Programação

Matheus Gaudencio, Leticia Farias Wanderley, Filipe Wesley Lemos, Eliane Cristina de Araújo, Jorge C. A. Figueiredo, Dalton D. S. Guerrero

Resumo


Em aulas práticas de programação introdutória, o professor precisa ter uma visão global do desempenho e do andamento da turma nas atividades planejadas sem perder a visão individual do progresso e das dificuldades de cada estudante. Neste artigo apresentamos nossa experiência com um ferramental que desenvolvemos para viabilizar o contínuo monitoramento das atividades dos estudantes em laboratório. Nossas primeiras experiências demonstram que o ferramental torna possível detectar com mais facilidade as dificuldades individuais dos alunos, e os problemas nas atividades planejadas para a aula. Assim, tem nos permitido atuar de forma mais precisa e ágil na solução de problemas de ensino e aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.204