Uma arquitetura para desenvolvimento de ambientes interativos de aprendizagem baseado em agentes, componentes e framework

Aleksandra do Socorro Silva, Silvana Rossy de Brito, Eloi Luiz Favero, Arturo Hernández-Domínguez, Orivaldo de Lira Tavares , Carlos Renato Lisboa Francês

Resumo


Resumo: Alguns problemas enfrentados no desenvolvimento e utilização de ambientes interativos de aprendizagem estão relacionados à diferentes visões: cooperação, colaboração, abordagens pedagógicas e engenharia de software. Assim, este artigo apresenta uma arquitetura em resposta aos problemas levantados visando a construção de um espaço integrado, personalizado e multiparadigmático. Os componentes dessa arquitetura foram definidos para fornecer os elementos necessários para a execução de um processo de aprendizagem considerando a (re)utilização de ferramentas, o compartilhamento do conhecimento, a integração entre os conhecimentos produzidos em diferentes comunidades, as atividades cooperativas, a interface adaptativa, o modelo do aprendiz (habilidades) e o modelo de estratégias de acompanhamento, além da coordenação e avaliação necessária na união desses elementos.

Abstract: Some problems faced while developing and using interactive learning environments are related to numerous viewpoints: cooperation, collaboration, pedagogical approaches, and software engineering. Thus, this article brings, as an answer to the difficulties raised, an architecture aiming building an integrated, customized and multi-paradigmatic context. The components of this architecture were established in order to provide the fundamentals required to execute a learning process considering the (re)use of tools, knowledge sharing, integration between knowledge generated in distinct communities, cooperative activities, adaptive interface, student profile (skills), and follow-up strategies model, besides coordination and assessment required in order to merge said elements.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.186-195