Geomóvel: Um Aplicativo para Auxílio a Aulas de Campo de Geologia

Edgar Marçal, Rossana M. C. Andrade, Windson Viana, Daniel Rodrigues, Márcio Maia, Wendell Mendes, Jamile Freire, Witalo Benicio

Resumo


Dispositivos móveis tem se comprovado ferramentas importantes para o auxílio ao ensino e à aprendizagem, ao permitir acesso a atividades e a conteúdo praticamente em qualquer lugar e a qualquer momento. Uma prática pedagógica que pode se beneficiar dos recursos desses dispositivos é a aula de campo, comum em muitas graduações em Ciências. Este trabalho apresenta a concepção e o desenvolvimento de um sistema móvel que auxilia os alunos do curso de graduação durante essas aulas de campo, através da utilização de recursos como bússola, acelerômetro, GPS e câmera digital embutidos nesses dispositivos. O objetivo do sistema é ampliar os benefícios da aula de campo, equipando o estudante com uma ferramenta na qual ele pode fazer de maneira integrada anotações multimídia (texto, imagem e som). Posteriormente, o estudante consulta todas as anotações feitas e o percurso da aula através do software Google Earth. Um estudo de caso foi realizado com alunos do curso de graduação em Geologia e os resultados iniciais demonstram vantagens no uso do aplicativo desenvolvido.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.52