Caracterizando a Pesquisa em Informática na Educação no Brasil: Um Mapeamento Sistemático das Publicações do SBIE

Cleyton V. C. Magalhães, Ronnie E.S. Santos, Fabio Q. B. da Silva, Alex Sandro Gomes

Resumo


Contexto: O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) se consolidou como o
principal evento científico da área no Brasil, sendo para pesquisadores e educadores, um importante
ambiente de divulgação de resultados, discussão de tendências e interação entre grupos que pesquisam o
tema. Objetivo: Este trabalho tem o objetivo verificar como se caracteriza a pesquisa em informática na
educação no Brasil com base nas publicações do SBIE entre os anos de 2001 e 2012. Método: O método
utilizado nesta pesquisa é um mapeamento sistemático, método de pesquisa secundário empregado para
integrar os resultados oriundos de diversos estudos publicados anteriormente. Resultados e Conclusão:
Os resultados mostram que a pesquisa em informática na educação no país é diversificada em relação aos
tópicos pesquisados, abrangendo diversos contextos, porém é limitada em relação aos métodos de
pesquisa, apresentado um número relativamente baixo de pesquisas empíricas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.22