Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ambientes Imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel
Resumo
Este artigo descreve a utilização de tecnologias de computação
móvel no acesso ao AVA Moodle em conjunto com o mundo virtual OpenSim.
O desenvolvimento do trabalho foi baseado em um estudo de caso, onde foram
utilizados diferentes modelos de dispositivos móveis para a realização de
atividades utilizando essas tecnologias. O estudo buscou contemplar as
principais ferramentas disponíveis, identificando pontos positivos e negativos
quanto à utilização das mesmas no contexto educacional. Os resultados
mostraram-se viáveis e com grande potencial, com o uso do tema Bootstrap
para o Moodle e o viewer Lumiya para o OpenSim, no entanto algumas
limitações técnicas precisam ser superadas para o uso em grande escala.
móvel no acesso ao AVA Moodle em conjunto com o mundo virtual OpenSim.
O desenvolvimento do trabalho foi baseado em um estudo de caso, onde foram
utilizados diferentes modelos de dispositivos móveis para a realização de
atividades utilizando essas tecnologias. O estudo buscou contemplar as
principais ferramentas disponíveis, identificando pontos positivos e negativos
quanto à utilização das mesmas no contexto educacional. Os resultados
mostraram-se viáveis e com grande potencial, com o uso do tema Bootstrap
para o Moodle e o viewer Lumiya para o OpenSim, no entanto algumas
limitações técnicas precisam ser superadas para o uso em grande escala.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.12