MEARA: Um Chatterbot Temático para Uso em Ambiente Educacional

Michelle Denise Leonhardt, Ricardo Neisse, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


Resumo: A Educação à Distância vem despertando muito interesse de pesquisadores de diversas áreas. Por isso, também vem sendo muito abordada em congressos, workshops e seminários. Muito se discute sobre a união entre tecnologia e educação visando complementar a formação de estudantes. Com a pesquisa em Inteligência Artificial, surgiram os chatterbots. Chatterbots são programas destinados a demonstrar a capacidade racional de um computador, ou seja, buscam imitar o comportamento da inteligência humana. Este artigo apresenta uma proposta para a criação de um Chatterbot educacional temático, o MEARA. Seus objetivos e sua interatividade são descritos através de sua arquitetura, funcionamento e contextualização.

Abstract: Distance learning has been raising the interest of researchers of several different fields. Due to this fact, it has been the discussion topic of many congresses, workshops and seminars. Much is discussed about the use of both technology and education to complement the capabilities of students. With the research of Artificial Intelligence, chatterbots appeared. Chatterbots are computer programs, which are used to demonstrate the rational capacity of a computer. They intend to imitate the behavior of human intelligence. This article presents a proposal for the creation of a thematic educational Chatterbot, the MEARA. MEARA’s objectives and interactivity are described through its architecture, functioning and conceptualization.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.81-88