Coordenação de Fóruns Educacionais: Encadeamento e Categorização de Mensagens

Marco Aurélio Gerosa , Mariano Gomes Pimentel , Hugo Fuks, Carlos J. P. de Lucena

Resumo


Resumo: Neste artigo são apresentados alguns subsídios que podem ser utilizados pelo docente de um curso na coordenação de fóruns educacionais. São analisados aspectos relativos à estruturação do discurso e à categorização de mensagens. Estes aspectos podem ser analisados sem que o docente tenha que inspecionar o conteúdo de cada umas das mensagens individualmente. As ferramentas de fóruns dos ambientes educacionais podem ser construídas levando-se em conta estes aspectos para fornecer auxílio ao docente na avaliação e condução da discussão.

Abstract: In this paper, some aspects of newsgroups that could be used by teachers to coordinate the discussion are presented. These aspects are related to discourse structure and message categorization. These aspects can be analyzed without having to inspect the content of each message. The newsgroups of educational environment could be improved using these aspects in order to assist the teacher in the evaluation and conduction of the discussion.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.41-50