Análise da Atividade Assíncrona na interação via Lista de Discussão: estudo de caso em curso de formação continuada de professores em regime semipresencial

Flávia Veloso de Souza, Alex Sandro Gomes

Resumo


Resumo: Este artigo analisa a viabilidade do uso de ambientes assíncronos de comunicação na educação. Para realização desta pesquisa foi criado um curso de extensão para formação de professores de matemática sobre a utilização de tecnologias em salas de aula. Este trabalho apresenta um “framework” que parte do princípio que toda atividade humana é mediada por artefatos e/ou pela ação de outros indivíduos. Foram analisadas atividades realizadas pelos sujeitos mediadas pela ferramenta de lista de discussão, e neste trabalho descrevemos uma destas atividades. Os resultados apontam para aspectos que ajudam a compreender a estrutura de uma atividade assíncrona.

Abstract: This study analyzes the viability of use Asynchronous Learning Networks in education. For this research was create a formation course of mathematics teachers about the use of technology in class. This work present a framework that all human activity is mediated for artifacts and/or by the actions of the others members of the community. It describes one activity realized through the interactions between instructors and teachers mediated by a discussion list. The results appoint to features that aid to comprehend an asynchronous activity structure.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.21-30