A Capacitação em Serviço de Professores, via Internet, Através da Discussão de Questões

Jorge Fernando Silva de Araujo, M. F. Elia

Resumo


Resumo: Este trabalho tem o objetivo de investigar a aplicação do computador no aperfeiçoamento dos professores de Física, dando-lhes o suporte necessário para o uso das TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, tendo em vista a melhora do seu exercício da atividade de ensino. O problema é generalizado, podendo ser identificado no mundo inteiro.Fazem-se constatações da crise pela qual passam o ensino de Ciências em geral, e da Física em particular, com considerações sobre as medidas governamentais que estão sendo desenvolvidas, visando a formação do professor. A seguir, apresenta-se uma metodologia introduzida por Eric M. Rogers nos anos 70, que possui a inegável vantagem de ter sido aplicada e de ter resultados conhecidos, com características que a torna passível de novas investigações sob a visão e o advento da WEB. Uma nova ferramenta foi desenvolvida para este fim específico, estando incorporada à Pii( Plataforma Interativa para a Internet).

Abstract: This research has the purpose to investigate the application of the computer in the improving of Physics teachers, providing them the required support to the IT´s application - Information Technologies - regarding their improvement during teaching activities. The problem is not located and it can be identified in both developed an developing economies. At first, we bring a general view of the Physics teaching. An analysis is made, regarding the crisis that involves the Sciences teaching on a broad perspective, and the Physics teaching in particular considering the governmental measures that are being developed to the Physics teaching. Then, we present a methodology, introduced by Eric M. Rogers in the early seventies, that brings the great advantage of having already being applied and having already known results, with characteristics that makes it "open" to new investigations under the vision and the coming up of the WEB.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.11-20