FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM CURSOS ON-LINE: NOVAS PERSPECTIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM?

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Iêda Carvalho Sande

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida no âmbito de um curso on-line, voltado para a formação continuada de professores na área da Informática Educativa. Os objetivos da investigação foram: (a) determinar o perfil do usuário do curso e suas expectativas em relação ao mesmo; e (b) analisar o desenvolvimento das atividades de ensino - aprendizagem a partir das visões dos alunos e do que se encontrou na literatura especializada sobre cursos on-line. Para alcançar estes propósitos definiu-se uma metodologia de acompanhamento constante do processo, na perspectiva de estudo de caso com abordagem qualitativa. A pesquisa confirmou o que tem sido apontado na literatura sobre a formação continuada de docentes: ela não pode se restringir ao espaço e tempo de um curso; precisa ir além, promovendo a reflexão e a reconstrução da prática no próprio contexto de atuação desse profissional.

Abstract: This article presents the results of the research decveloped in the context of an on-line course aimed to the continous education of teachers in the area of Computational Education. The objectives of the investigation were: (a) define the course user profile and his expectations about it; (b) analyse the development of the teaching and learning activities from the students point of view and from what was found in the specialized literature on courses of this nature. In order to reach these objectives, a methodology of constant observation of the process was defined, under the perspective of case study with qualitative approach. The research confirms what literature has been suggesting in regards of the continuous teachers education in this area: it should be not restricted to the space an time of one course; instead, it should promote relfection and critical reconstruction of the pedagogical practice through the observation of the professional in the ambit of his work.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.1-10