Representando Padrões em um Ambiente de Apoio à Aprendizagem de Programação
Resumo
Resumo: Este artigo descreve uma pesquisa sobre padrões para representação de programas no contexto do aprendizado de programação por estudantes iniciantes. Ao longo de uma experiência de cerca de dez anos de ensino de programação para iniciantes, colecionamos classes de problemas e esqueletos de programas desenvolvidos pelos estudantes. Portanto, no contexto da arquitetura SAAP, descrevemos uma proposta de linguagem ou pseudo- linguagem para a representação dessas classes de problemas e esquemas de programas utilizando a linguagem funcional Haskell.
Abstract: Este artigo descreve uma pesquisa sobre padrões para representação de programas no contexto do aprendizado de programação por estudantes iniciantes. Ao longo de uma experiência de cerca de dez anos de ensino de programação para iniciantes, colecionamos classes de problemas e esqueletos de programas desenvolvidos pelos estudantes. Portanto, no contexto da arquitetura SAAP, descrevemos uma proposta de linguagem ou pseudo- linguagem para a representação dessas classes de problemas e esquemas de programas utilizando a linguagem funcional Haskell.
Abstract: Este artigo descreve uma pesquisa sobre padrões para representação de programas no contexto do aprendizado de programação por estudantes iniciantes. Ao longo de uma experiência de cerca de dez anos de ensino de programação para iniciantes, colecionamos classes de problemas e esqueletos de programas desenvolvidos pelos estudantes. Portanto, no contexto da arquitetura SAAP, descrevemos uma proposta de linguagem ou pseudo- linguagem para a representação dessas classes de problemas e esquemas de programas utilizando a linguagem funcional Haskell.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.558-561