O Uso da Internet pelos Professores da Educação Infantil no Desenvolvimento da Educação Ambiental
Resumo
Resumo: A educação ambiental tem se desenvolvido na escola desde a educação infantil, o mesmo ocorrendo com o uso dos computadores. No entanto, estas duas questões que influenciam de forma revolucionária este novo século, parecem estar sendo tratadas paralelamente na escola, sem que haja uma maior interação entre elas. Nossa preocupação é, justamente, torná-las complementares, possibilitando, assim, um avanço significativo na qualidade da educação. Neste sentido, esta pesquisa, que está em andamento, tem como problema investigar até que ponto os professores da educação infantil utilizam as informações disponíveis na Internet para desenvolver os conteúdos referentes à educação ambiental atuando como fonte de recursos. Para tanto, tem por objetivos: analisar criticamente o conteúdo dos sites sobre educação ambiental disponíveis na Internet; verificar se estes sites estão sendo utilizados pelos professores como referência nos processos de ensino e de aprendizagem; construir pontos referenciais que possam auxiliar na reflexão e proposição de estratégias do uso da Internet como uma possibilidade metodológica e didática diferenciada e enriquecedora dos processos de ensino e de aprendizagem.
Abstract: A educação ambiental tem se desenvolvido na escola desde a educação infantil, o mesmo ocorrendo com o uso dos computadores. No entanto, estas duas questões que influenciam de forma revolucionária este novo século, parecem estar sendo tratadas paralelamente na escola, sem que haja uma maior interação entre elas. Nossa preocupação é, justamente, torná-las complementares, possibilitando, assim, um avanço significativo na qualidade da educação. Neste sentido, esta pesquisa, que está em andamento, tem como problema investigar até que ponto os professores da educação infantil utilizam as informações disponíveis na Internet para desenvolver os conteúdos referentes à educação ambiental atuando como fonte de recursos. Para tanto, tem por objetivos: analisar criticamente o conteúdo dos sites sobre educação ambiental disponíveis na Internet; verificar se estes sites estão sendo utilizados pelos professores como referência nos processos de ensino e de aprendizagem; construir pontos referenciais que possam auxiliar na reflexão e proposição de estratégias do uso da Internet como uma possibilidade metodológica e didática diferenciada e enriquecedora dos processos de ensino e de aprendizagem.
Abstract: A educação ambiental tem se desenvolvido na escola desde a educação infantil, o mesmo ocorrendo com o uso dos computadores. No entanto, estas duas questões que influenciam de forma revolucionária este novo século, parecem estar sendo tratadas paralelamente na escola, sem que haja uma maior interação entre elas. Nossa preocupação é, justamente, torná-las complementares, possibilitando, assim, um avanço significativo na qualidade da educação. Neste sentido, esta pesquisa, que está em andamento, tem como problema investigar até que ponto os professores da educação infantil utilizam as informações disponíveis na Internet para desenvolver os conteúdos referentes à educação ambiental atuando como fonte de recursos. Para tanto, tem por objetivos: analisar criticamente o conteúdo dos sites sobre educação ambiental disponíveis na Internet; verificar se estes sites estão sendo utilizados pelos professores como referência nos processos de ensino e de aprendizagem; construir pontos referenciais que possam auxiliar na reflexão e proposição de estratégias do uso da Internet como uma possibilidade metodológica e didática diferenciada e enriquecedora dos processos de ensino e de aprendizagem.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.550-553