Laboratório Virtual de Sistemas Digitais
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever e caracterizar um ambiente para o ensino de Sistemas Digitais. A interface deste ambiente será de um cenário de Realidade Virtual com a utilização de equipamentos para imergir dentro deste ambiente. Este cenário é um laboratório equipado com todos os aparelhos comuns a um laboratório de sistemas digitais, acrescido dos recursos que somente um ambiente virtual poderia suprir, tais como, a visualização dos níveis lógicos do circuito em funcionamento através da mudança de cores e até mesmo realizar um ”zoom” podendo chegar ao nível de elétrons para observar o movimento das cargas elétricas em um transistor.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo descrever e caracterizar um ambiente para o ensino de Sistemas Digitais. A interface deste ambiente será de um cenário de Realidade Virtual com a utilização de equipamentos para imergir dentro deste ambiente. Este cenário é um laboratório equipado com todos os aparelhos comuns a um laboratório de sistemas digitais, acrescido dos recursos que somente um ambiente virtual poderia suprir, tais como, a visualização dos níveis lógicos do circuito em funcionamento através da mudança de cores e até mesmo realizar um ”zoom” podendo chegar ao nível de elétrons para observar o movimento das cargas elétricas em um transistor.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo descrever e caracterizar um ambiente para o ensino de Sistemas Digitais. A interface deste ambiente será de um cenário de Realidade Virtual com a utilização de equipamentos para imergir dentro deste ambiente. Este cenário é um laboratório equipado com todos os aparelhos comuns a um laboratório de sistemas digitais, acrescido dos recursos que somente um ambiente virtual poderia suprir, tais como, a visualização dos níveis lógicos do circuito em funcionamento através da mudança de cores e até mesmo realizar um ”zoom” podendo chegar ao nível de elétrons para observar o movimento das cargas elétricas em um transistor.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.508-511