Avaliação de cursos WBT utilizando Mapas Conceituais
Resumo
Resumo: Este trabalho descreve uma proposta metodológica para auxiliar na avaliação da aprendizagem de alunos que foram usuários de cursos do tipo Web Based Training.O pressuposto metodológico intrínseco ao modelo dos cursos se baseia no processo de autoria de Mapas Conceituais elaborados pelos alunos. O processo de avaliação, de uma forma mais geral, está baseado na comparação do Mapa Conceitual que foi utilizado pelo autor do Web Based Training na estruturação e organização do curso, versus o Mapa Conceitual gerado pelo aluno. Não se estabelece apenas uma mera comparação gráfica e sim, uma comparação através de indicadores pesquisados nos nodos dos dois mapas e seus relacionamentos.
Abstract: Este trabalho descreve uma proposta metodológica para auxiliar na avaliação da aprendizagem de alunos que foram usuários de cursos do tipo Web Based Training.O pressuposto metodológico intrínseco ao modelo dos cursos se baseia no processo de autoria de Mapas Conceituais elaborados pelos alunos. O processo de avaliação, de uma forma mais geral, está baseado na comparação do Mapa Conceitual que foi utilizado pelo autor do Web Based Training na estruturação e organização do curso, versus o Mapa Conceitual gerado pelo aluno. Não se estabelece apenas uma mera comparação gráfica e sim, uma comparação através de indicadores pesquisados nos nodos dos dois mapas e seus relacionamentos.
Abstract: Este trabalho descreve uma proposta metodológica para auxiliar na avaliação da aprendizagem de alunos que foram usuários de cursos do tipo Web Based Training.O pressuposto metodológico intrínseco ao modelo dos cursos se baseia no processo de autoria de Mapas Conceituais elaborados pelos alunos. O processo de avaliação, de uma forma mais geral, está baseado na comparação do Mapa Conceitual que foi utilizado pelo autor do Web Based Training na estruturação e organização do curso, versus o Mapa Conceitual gerado pelo aluno. Não se estabelece apenas uma mera comparação gráfica e sim, uma comparação através de indicadores pesquisados nos nodos dos dois mapas e seus relacionamentos.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.504-507