UM MODELO INFORMACIONAL PARA AVALIAÇÕES DE ALUNOS NO ENSINO A DISTÂNCIA VIA WEB

Rêmulo Maia Alves, Luciano de Errico, FulanoRenato Cardoso Mesquita

Resumo


Resumo: Apesar dos avanços que as tecnologias digitais proporcionaram ao ensino a distância, a falta de credibilidade dos métodos de avaliação à distância ainda é uma realidade. Vive-se, dessa forma, um paradoxo: cursos formais ministrados nessa modalidade precisam realizar suas avaliações de modo presencial. Ensina-se e aprende-se a distância, mas a verificação do saber somente é válida se realizada de modo presencial. O presente texto desenvolve e analisa um modelo informacional para realizar avaliações online através da análise das atitudes e comportamentos dos alunos em um ambiente virtual de ensino via Web. O modelo informacional apresentado serve de base para a implementação de um programa servidor funcionando sobre arquitetura de rede cliente-servidor, em desenvolvimento.

Abstract: Apesar dos avanços que as tecnologias digitais proporcionaram ao ensino a distância, a falta de credibilidade dos métodos de avaliação à distância ainda é uma realidade. Vive-se, dessa forma, um paradoxo: cursos formais ministrados nessa modalidade precisam realizar suas avaliações de modo presencial. Ensina-se e aprende-se a distância, mas a verificação do saber somente é válida se realizada de modo presencial. O presente texto desenvolve e analisa um modelo informacional para realizar avaliações online através da análise das atitudes e comportamentos dos alunos em um ambiente virtual de ensino via Web. O modelo informacional apresentado serve de base para a implementação de um programa servidor funcionando sobre arquitetura de rede cliente-servidor, em desenvolvimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.464-473