Uma Abordagem Prático-Pedagógica para o Ensino de Robótica em Ciência e Engenharia de Computação

João Vilhete, Luiz M. G. Gonçalves, Maria F. Garcia, Luciane T. S. Garcia

Resumo


Resumo: Este trabalho propõe uma metodologia para o ensino de robótica em cursos de computação do ensino superior e de pós-graduação, levada a efeito em duas universidade brasileiras, durante o ano de 2001. Uma turma funcionou no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas e outra turma no Departamento de Computação da Universidade Federal de Matogrosso do Sul. Usando-se conceitos de lógica e programação, de mecânica, de física, e de eletrônica, durante o curso são desenvolvidos e construídos vários protótipos de robótica que devem ser controlados de forma autônoma por um programa embarcado que funciona numa unidade de processamento localizada no robô. Os problemas práticos propostos e a competição final do curso proporcionaram o aprendizado de novas técnicas de computação aplicadas à robótica bem como a aplicação de conhecimentos adquiridos previamente em outras disciplinas durante a vida acadêmica dos alunos. Os resultados apresentados no artigo demonstram versatilidade do modelo utilizado, com aulas teóricas e práticas balanceadas e destaca o excelente grau de aprendizado das turmas. Ainda, pôde-se demonstrar a necessidade deste tipo de disciplina no currículo de computação, onde o aluno, vulgo computeiro, deixa o seu mundo virtual, podendo ver um resultado mais prático para suas habilidades de programação. No caso, programas inteligentes foram desenvolvidos para fazer um robô realizar tarefas úteis na prática, gerando movimentos, respondendo de forma inteligente à dinamicidade do ambiente e manipulando objetos nele contidos.

Abstract: Este trabalho propõe uma metodologia para o ensino de robótica em cursos de computação do ensino superior e de pós-graduação, levada a efeito em duas universidade brasileiras, durante o ano de 2001. Uma turma funcionou no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas e outra turma no Departamento de Computação da Universidade Federal de Matogrosso do Sul. Usando-se conceitos de lógica e programação, de mecânica, de física, e de eletrônica, durante o curso são desenvolvidos e construídos vários protótipos de robótica que devem ser controlados de forma autônoma por um programa embarcado que funciona numa unidade de processamento localizada no robô. Os problemas práticos propostos e a competição final do curso proporcionaram o aprendizado de novas técnicas de computação aplicadas à robótica bem como a aplicação de conhecimentos adquiridos previamente em outras disciplinas durante a vida acadêmica dos alunos. Os resultados apresentados no artigo demonstram versatilidade do modelo utilizado, com aulas teóricas e práticas balanceadas e destaca o excelente grau de aprendizado das turmas. Ainda, pôde-se demonstrar a necessidade deste tipo de disciplina no currículo de computação, onde o aluno, vulgo computeiro, deixa o seu mundo virtual, podendo ver um resultado mais prático para suas habilidades de programação. No caso, programas inteligentes foram desenvolvidos para fazer um robô realizar tarefas úteis na prática, gerando movimentos, respondendo de forma inteligente à dinamicidade do ambiente e manipulando objetos nele contidos.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.428-439