Coordenação de Atividades em Ambientes de Aprendizagem Colaborativos
Resumo
Resumo: No contexto da aprendizagem colaborativa apoiada por computador, trocas de argumentações são essenciais para incrementar o nível de conhecimento dos membros de um grupo. O registro das discussões ocorridas no grupo é uma boa ferramenta para resgatar a evolução da aprendizagem. No entanto, para facilitar a organização desses registros e para que esses grupos de discussão se tornem mais produtivos é interessante que essas discussões não ocorram de forma caótica. Uma maneira de organizar um grupo de discussão é estabelecer, antecipadamente, requisitos e momentos adequados para o desenvolvimento das atividades de discussão através de um modelo de coordenação. Este trabalho propõe a modelagem das atividades de discussão de um grupo de estudos utilizando um modelo de coordenação de atividades. A partir da modelagem formal do sistema, usando mecanismos de coordenação baseados em Redes de Petri, o comportamento do ambiente pode ser simulado e analisado, o que permite antecipar possíveis problemas e ajuda a tornar as interações envolvendo os estudantes mais eficientes.
Abstract: No contexto da aprendizagem colaborativa apoiada por computador, trocas de argumentações são essenciais para incrementar o nível de conhecimento dos membros de um grupo. O registro das discussões ocorridas no grupo é uma boa ferramenta para resgatar a evolução da aprendizagem. No entanto, para facilitar a organização desses registros e para que esses grupos de discussão se tornem mais produtivos é interessante que essas discussões não ocorram de forma caótica. Uma maneira de organizar um grupo de discussão é estabelecer, antecipadamente, requisitos e momentos adequados para o desenvolvimento das atividades de discussão através de um modelo de coordenação. Este trabalho propõe a modelagem das atividades de discussão de um grupo de estudos utilizando um modelo de coordenação de atividades. A partir da modelagem formal do sistema, usando mecanismos de coordenação baseados em Redes de Petri, o comportamento do ambiente pode ser simulado e analisado, o que permite antecipar possíveis problemas e ajuda a tornar as interações envolvendo os estudantes mais eficientes.
Abstract: No contexto da aprendizagem colaborativa apoiada por computador, trocas de argumentações são essenciais para incrementar o nível de conhecimento dos membros de um grupo. O registro das discussões ocorridas no grupo é uma boa ferramenta para resgatar a evolução da aprendizagem. No entanto, para facilitar a organização desses registros e para que esses grupos de discussão se tornem mais produtivos é interessante que essas discussões não ocorram de forma caótica. Uma maneira de organizar um grupo de discussão é estabelecer, antecipadamente, requisitos e momentos adequados para o desenvolvimento das atividades de discussão através de um modelo de coordenação. Este trabalho propõe a modelagem das atividades de discussão de um grupo de estudos utilizando um modelo de coordenação de atividades. A partir da modelagem formal do sistema, usando mecanismos de coordenação baseados em Redes de Petri, o comportamento do ambiente pode ser simulado e analisado, o que permite antecipar possíveis problemas e ajuda a tornar as interações envolvendo os estudantes mais eficientes.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.410-419