Implementando Vygotsky com PIAGET: Autoria Híbrida de Conteúdo Didático em um Ambiente Virtual Distribuído de Apoio à Aprendizagem Colaborativa a Distância
Resumo
Resumo: Desde que Vygostky demonstrou, em suas pesquisas, a importância da interação coletiva na construção do conhecimento individual, muito se tem realizado na construção de sistemas de suporte à aprendizagem colaborativa através de processos interativistas, comumente caracterizados como sistemas de CSCL (Computer-Supported Collaborative Learning). O presente trabalho apresenta uma nova contribuição nesse sentido: PIAGET (Platform-Independent, Adaptive, Generic Environment for Teaching), uma ferramenta de suporte à aprendizagem colaborativa por intermédio de um processo de autoria híbrida de conteúdo didático, construída sobre uma arquitetura de Objetos Distribuídos com suporte à Realidade Virtual.
Abstract: Desde que Vygostky demonstrou, em suas pesquisas, a importância da interação coletiva na construção do conhecimento individual, muito se tem realizado na construção de sistemas de suporte à aprendizagem colaborativa através de processos interativistas, comumente caracterizados como sistemas de CSCL (Computer-Supported Collaborative Learning). O presente trabalho apresenta uma nova contribuição nesse sentido: PIAGET (Platform-Independent, Adaptive, Generic Environment for Teaching), uma ferramenta de suporte à aprendizagem colaborativa por intermédio de um processo de autoria híbrida de conteúdo didático, construída sobre uma arquitetura de Objetos Distribuídos com suporte à Realidade Virtual.
Abstract: Desde que Vygostky demonstrou, em suas pesquisas, a importância da interação coletiva na construção do conhecimento individual, muito se tem realizado na construção de sistemas de suporte à aprendizagem colaborativa através de processos interativistas, comumente caracterizados como sistemas de CSCL (Computer-Supported Collaborative Learning). O presente trabalho apresenta uma nova contribuição nesse sentido: PIAGET (Platform-Independent, Adaptive, Generic Environment for Teaching), uma ferramenta de suporte à aprendizagem colaborativa por intermédio de um processo de autoria híbrida de conteúdo didático, construída sobre uma arquitetura de Objetos Distribuídos com suporte à Realidade Virtual.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.368-376