Suporte à Cooperação em um Ambiente de Aprendizagem para Programação (SAmbA)
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta um ambiente para apoio a prática do ensino de Introdução a Programação. Tem como objetivo auxiliar os alunos na solução de problemas, provendo interação e utilizando de estratégias de grupo para reforçar a colaboração e cooperação entre os participantes do curso. Foram definidas e modeladas várias ferramentas de auxílio a professores e alunos. Destacamos o selecionador de soluções que a partir de uma base de conhecimento e das soluções submetidas pelos alunos para uma determinada questão, deverá ser capaz de selecionar um conjunto de soluções de interesse para o professor. Essa seleção tem como objetivo ajudar o professor no reconhecimento das dificuldades encontradas pelos alunos ao resolver problemas possibilitando com isso uma realimentação do processo de aprendizagem mais eficaz.
Abstract: Este trabalho apresenta um ambiente para apoio a prática do ensino de Introdução a Programação. Tem como objetivo auxiliar os alunos na solução de problemas, provendo interação e utilizando de estratégias de grupo para reforçar a colaboração e cooperação entre os participantes do curso. Foram definidas e modeladas várias ferramentas de auxílio a professores e alunos. Destacamos o selecionador de soluções que a partir de uma base de conhecimento e das soluções submetidas pelos alunos para uma determinada questão, deverá ser capaz de selecionar um conjunto de soluções de interesse para o professor. Essa seleção tem como objetivo ajudar o professor no reconhecimento das dificuldades encontradas pelos alunos ao resolver problemas possibilitando com isso uma realimentação do processo de aprendizagem mais eficaz.
Abstract: Este trabalho apresenta um ambiente para apoio a prática do ensino de Introdução a Programação. Tem como objetivo auxiliar os alunos na solução de problemas, provendo interação e utilizando de estratégias de grupo para reforçar a colaboração e cooperação entre os participantes do curso. Foram definidas e modeladas várias ferramentas de auxílio a professores e alunos. Destacamos o selecionador de soluções que a partir de uma base de conhecimento e das soluções submetidas pelos alunos para uma determinada questão, deverá ser capaz de selecionar um conjunto de soluções de interesse para o professor. Essa seleção tem como objetivo ajudar o professor no reconhecimento das dificuldades encontradas pelos alunos ao resolver problemas possibilitando com isso uma realimentação do processo de aprendizagem mais eficaz.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.337-347