Modalidades Síncronas de Comunicação e Elementos de Percepção em Ambientes de EaD

Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras, José Cláudio Vahl Júnior, Mário de Souza Neto, Heloísa Vieira da Rocha

Resumo


Resumo: Ao longo de várias experiências de uso do TelEduc em cursos a distância das mais diversas áreas, nota-se que apesar desse ambiente ser geral, existem contextos e objetivos que são específicos de cada curso e por essa razão suas ferramentas têm sido redesenhadas, explorando, por exemplo, a adaptabilidade da tecnologia de agentes de interfaces em ferramentas de comunicação para apoiar atividades colaborativas. Este artigo descreve o (re)design de duas ferramentas do ambiente TelEduc: o Bate-papo, de modo a deixá-la adequada ao contexto educacional; e outra de uma nova ferramenta nomeada Direto Online, que destaca os participantes que estejam conectados ao ambiente.

Abstract: Ao longo de várias experiências de uso do TelEduc em cursos a distância das mais diversas áreas, nota-se que apesar desse ambiente ser geral, existem contextos e objetivos que são específicos de cada curso e por essa razão suas ferramentas têm sido redesenhadas, explorando, por exemplo, a adaptabilidade da tecnologia de agentes de interfaces em ferramentas de comunicação para apoiar atividades colaborativas. Este artigo descreve o (re)design de duas ferramentas do ambiente TelEduc: o Bate-papo, de modo a deixá-la adequada ao contexto educacional; e outra de uma nova ferramenta nomeada Direto Online, que destaca os participantes que estejam conectados ao ambiente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.317-326