A Sinergia entre as Heurísticas de Usabilidade de Software e as Heurísticas de Ensino - Aprendizagem do ponto de vista da Educação à Distância Mediada pela Web
Resumo
Resumo: A usabilidade dos ambientes ou conteúdos educacionais multimídia projetados para serem utilizados em Educação à Distância Mediada pela Web (EADMW) é um dos fatores determinantes para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem apoiado por esses ambientes e conteúdos. A pesquisa de estratégias de teste de usabilidade para software educacional para EADMW não têm levado em consideração aspectos pedagógicos, com exceção de um trabalho que foca na integração entre heurísticas de usabilidade monousuário e o sócio-construtivismo. O presente trabalho explicita e investiga teoricamente o relacionamento entre um amplo conjunto de teorias educacionais – modeladas como heurísticas de ensino-aprendizagem – e as heurísticas de usabilidade de software. Foi encontrada forte sinergia entre as duas classes de heurísticas, o que evidencia que desenvolver software educacional para a Web atentando às heurísticas de usabilidade facilita o processo de ensino-aprendizagem mediado por esse software, conhecimento esse que poderá beneficiar o desenvolvimento de software para EADMW.
Abstract: A usabilidade dos ambientes ou conteúdos educacionais multimídia projetados para serem utilizados em Educação à Distância Mediada pela Web (EADMW) é um dos fatores determinantes para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem apoiado por esses ambientes e conteúdos. A pesquisa de estratégias de teste de usabilidade para software educacional para EADMW não têm levado em consideração aspectos pedagógicos, com exceção de um trabalho que foca na integração entre heurísticas de usabilidade monousuário e o sócio-construtivismo. O presente trabalho explicita e investiga teoricamente o relacionamento entre um amplo conjunto de teorias educacionais – modeladas como heurísticas de ensino-aprendizagem – e as heurísticas de usabilidade de software. Foi encontrada forte sinergia entre as duas classes de heurísticas, o que evidencia que desenvolver software educacional para a Web atentando às heurísticas de usabilidade facilita o processo de ensino-aprendizagem mediado por esse software, conhecimento esse que poderá beneficiar o desenvolvimento de software para EADMW.
Abstract: A usabilidade dos ambientes ou conteúdos educacionais multimídia projetados para serem utilizados em Educação à Distância Mediada pela Web (EADMW) é um dos fatores determinantes para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem apoiado por esses ambientes e conteúdos. A pesquisa de estratégias de teste de usabilidade para software educacional para EADMW não têm levado em consideração aspectos pedagógicos, com exceção de um trabalho que foca na integração entre heurísticas de usabilidade monousuário e o sócio-construtivismo. O presente trabalho explicita e investiga teoricamente o relacionamento entre um amplo conjunto de teorias educacionais – modeladas como heurísticas de ensino-aprendizagem – e as heurísticas de usabilidade de software. Foi encontrada forte sinergia entre as duas classes de heurísticas, o que evidencia que desenvolver software educacional para a Web atentando às heurísticas de usabilidade facilita o processo de ensino-aprendizagem mediado por esse software, conhecimento esse que poderá beneficiar o desenvolvimento de software para EADMW.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.273-281