Javal – ambiente para avaliações remotas em Ensino à Distância empregando agentes embarcados
Resumo
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar um ambiente para a execuçãode avaliações remotas em Ensino à Distância, dentro do conceito de sistemas multiagentes. O emprego da tecnologia de Orientação a Objetos e o uso de Java como suporte permitiram o desenvolvimento de um ambiente que possui agentes embarcados no ambiente do aluno, capazes de monitorar sua interação com a interface, buscando fornecer ao professor informações sobre o aproveitamento e o comportamento do aluno durante a execuçãodas questões. Estas informações são utilizadas pelo sistema para o desencadear processos de auxílio e, pelo professor, para a identificação de problemas na avaliação proposta, visando o traçado de novas estratégias de ensino e de avaliação.
Abstract: O presente artigo tem por objetivo apresentar um ambiente para a execuçãode avaliações remotas em Ensino à Distância, dentro do conceito de sistemas multiagentes. O emprego da tecnologia de Orientação a Objetos e o uso de Java como suporte permitiram o desenvolvimento de um ambiente que possui agentes embarcados no ambiente do aluno, capazes de monitorar sua interação com a interface, buscando fornecer ao professor informações sobre o aproveitamento e o comportamento do aluno durante a execuçãodas questões. Estas informações são utilizadas pelo sistema para o desencadear processos de auxílio e, pelo professor, para a identificação de problemas na avaliação proposta, visando o traçado de novas estratégias de ensino e de avaliação.
Abstract: O presente artigo tem por objetivo apresentar um ambiente para a execuçãode avaliações remotas em Ensino à Distância, dentro do conceito de sistemas multiagentes. O emprego da tecnologia de Orientação a Objetos e o uso de Java como suporte permitiram o desenvolvimento de um ambiente que possui agentes embarcados no ambiente do aluno, capazes de monitorar sua interação com a interface, buscando fornecer ao professor informações sobre o aproveitamento e o comportamento do aluno durante a execuçãodas questões. Estas informações são utilizadas pelo sistema para o desencadear processos de auxílio e, pelo professor, para a identificação de problemas na avaliação proposta, visando o traçado de novas estratégias de ensino e de avaliação.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.263-272