KARYTU: um software para o letramento da criança surda sob a ótica bilíngüe

Angela Carrancho da Silva

Resumo


Resumo: A partir da abordagem bilíngüe da educação de surdos, apresento a concepção de um produto de software para facilitar o processo de letramento de crianças surdas. Discuto o papel do professor frente à inserção de novas tecnologias no cotidiano escolar e a importância da visão multidisciplinar para a elaboração de softwares educativos. Concluo destacando a importância de se desenvolver uma prática pedagógica, na qual o professor atue como um mediador privilegiado ao provocar situações de interação entre as crianças, por meio dos instrumentos de seu tempo.

Abstract: A partir da abordagem bilíngüe da educação de surdos, apresento a concepção de um produto de software para facilitar o processo de letramento de crianças surdas. Discuto o papel do professor frente à inserção de novas tecnologias no cotidiano escolar e a importância da visão multidisciplinar para a elaboração de softwares educativos. Concluo destacando a importância de se desenvolver uma prática pedagógica, na qual o professor atue como um mediador privilegiado ao provocar situações de interação entre as crianças, por meio dos instrumentos de seu tempo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.220-229