A Interação de crianças e adolescentes em Ambientes Virtuais: identificando fatores de acessibilidade e navegabilidade

Sílvia Meirelles Leite, Sílvia Ferreto da Silva Moresco, Patricia Alejandra Behar

Resumo


Resumo: Este artigo suscita questões referentes à interaçãodecrianças e adolescentes em ambientes virtuais. Para tanto, remete-se à acessibilidade e navegabilidade da estrutura destes tipos de ambientes, trazendo à tona alguns fatores que permeiam o planejamento e implementação dos mesmos. Com isso, enfoca-se a importância de se propiciar espaços de escuta e dialogo com os sujeitos desta faixa-etária. Na busca por estes espaços, são apresentados levantamentos feitos com alunos de ensino fundamental e médio, que contemplam a observação do pesquisador com intervenções esporádicas e a aplicaçãode uma entrevista estruturada. A partir da leitura feita sobre estes dados, são problematizados aspectos presentes na interação dos sujeitos com a estrutura do ambiente, contribuindo, assim, para a ampliação das possíveis interações interindividuais.

Abstract: Este artigo suscita questões referentes à interaçãodecrianças e adolescentes em ambientes virtuais. Para tanto, remete-se à acessibilidade e navegabilidade da estrutura destes tipos de ambientes, trazendo à tona alguns fatores que permeiam o planejamento e implementação dos mesmos. Com isso, enfoca-se a importância de se propiciar espaços de escuta e dialogo com os sujeitos desta faixa-etária. Na busca por estes espaços, são apresentados levantamentos feitos com alunos de ensino fundamental e médio, que contemplam a observação do pesquisador com intervenções esporádicas e a aplicaçãode uma entrevista estruturada. A partir da leitura feita sobre estes dados, são problematizados aspectos presentes na interação dos sujeitos com a estrutura do ambiente, contribuindo, assim, para a ampliação das possíveis interações interindividuais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.210-219