Avaliação formativa em ambientes de EaD
Resumo
Resumo: A avaliação formativa, baseada no acompanhamento e orientação da performance dos aprendizes durante o processo de aprendizagem, tem sido alvo de formadores tanto em cursos presenciais quanto à distância. Desta forma, este artigo tem como objetivo apresentar uma visão geral das experiências e pesquisas que vêm sendo desenvolvidas envolvendo a avaliação formativa à distância. Também é apresentado o suporte atual à avaliação formativa no ambiente de EaD TelEduc e as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas para prover, neste ambiente, um suporte flexível à avaliação formativa, de acordo com as necessidades e objetivos pedagógicos de cada formador.
Abstract: A avaliação formativa, baseada no acompanhamento e orientação da performance dos aprendizes durante o processo de aprendizagem, tem sido alvo de formadores tanto em cursos presenciais quanto à distância. Desta forma, este artigo tem como objetivo apresentar uma visão geral das experiências e pesquisas que vêm sendo desenvolvidas envolvendo a avaliação formativa à distância. Também é apresentado o suporte atual à avaliação formativa no ambiente de EaD TelEduc e as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas para prover, neste ambiente, um suporte flexível à avaliação formativa, de acordo com as necessidades e objetivos pedagógicos de cada formador.
Abstract: A avaliação formativa, baseada no acompanhamento e orientação da performance dos aprendizes durante o processo de aprendizagem, tem sido alvo de formadores tanto em cursos presenciais quanto à distância. Desta forma, este artigo tem como objetivo apresentar uma visão geral das experiências e pesquisas que vêm sendo desenvolvidas envolvendo a avaliação formativa à distância. Também é apresentado o suporte atual à avaliação formativa no ambiente de EaD TelEduc e as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas para prover, neste ambiente, um suporte flexível à avaliação formativa, de acordo com as necessidades e objetivos pedagógicos de cada formador.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.146-156