A Escola Como Uma Organização de Aprendizagem Interativa Informatizada
Resumo
Resumo: Este artigo propõe a escola como uma organização de aprendizagem, onde sua comunidade possa expandir continuamente suas capacidades de criar o futuro que deseja, onde surjam novos e elevados padrões de pensamento, onde a aspiração coletiva seja libertada e onde as pessoas aprendam a aprender em grupo. Visando estabelecer a interatividade entre a instituição e os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem é que se define a escola como uma máquina autopoiética de modo a torná-la agente modificador do meio que a engendra, mas que também possa ser por ele modificado, já que ambos constituem um mesmo sistema. Sugere, ainda, a utilização de alguns recursos informáticos para estabelecer a comunicação e o acesso à informação, facilitando a prática dos princípios organizacionais e didático-pedagógicos propostos.
Abstract: Este artigo propõe a escola como uma organização de aprendizagem, onde sua comunidade possa expandir continuamente suas capacidades de criar o futuro que deseja, onde surjam novos e elevados padrões de pensamento, onde a aspiração coletiva seja libertada e onde as pessoas aprendam a aprender em grupo. Visando estabelecer a interatividade entre a instituição e os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem é que se define a escola como uma máquina autopoiética de modo a torná-la agente modificador do meio que a engendra, mas que também possa ser por ele modificado, já que ambos constituem um mesmo sistema. Sugere, ainda, a utilização de alguns recursos informáticos para estabelecer a comunicação e o acesso à informação, facilitando a prática dos princípios organizacionais e didático-pedagógicos propostos.
Abstract: Este artigo propõe a escola como uma organização de aprendizagem, onde sua comunidade possa expandir continuamente suas capacidades de criar o futuro que deseja, onde surjam novos e elevados padrões de pensamento, onde a aspiração coletiva seja libertada e onde as pessoas aprendam a aprender em grupo. Visando estabelecer a interatividade entre a instituição e os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem é que se define a escola como uma máquina autopoiética de modo a torná-la agente modificador do meio que a engendra, mas que também possa ser por ele modificado, já que ambos constituem um mesmo sistema. Sugere, ainda, a utilização de alguns recursos informáticos para estabelecer a comunicação e o acesso à informação, facilitando a prática dos princípios organizacionais e didático-pedagógicos propostos.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.136-145