Portfolio-Tutor: Um Tutor acoplado a um Portfolio Eletrônico no contexto da Educação a Distância

Debora Maria Coelho Nascimento, Arturo Hernandez-Domínguez, Ulrich Schiel

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta o Portfolio-Tutor, ferramenta para a plataforma Web, que tem como objetivo apoiar as atividades do professor, auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento, e fornecendo mecanismos para o acompanhamento da aprendizagem dos alunos e eficiência das estratégias didáticas aplicadas. O acompanhamento da aprendizagem dos alunos dá-se através de uma avaliação autêntica pelo emprego de um portfolio eletrônico (com características de um banco de dados temporal e ativo), enquanto que a transmissão de conteúdo acontece de acordo com o nível de conhecimento e capacidade cognitiva do aluno, isto será gerenciado pela camada Tutor. O portfolio também registrará o planejamento didático aplicado pelo professor em determinada disciplina, relacionando-o com o rendimento obtido pela turma. O sistema Portfolio-Tutor foi especificado utilizando a notação padrão de modelagem de sistemas orientados a objetos (UML) e foi implementado utilizando a linguagem de programação java, banco de dados e jsp (java server pages). Um exemplo de utilização do sistema desenvolvido é apresentado.

Abstract: Este artigo apresenta o Portfolio-Tutor, ferramenta para a plataforma Web, que tem como objetivo apoiar as atividades do professor, auxiliando-o no processo de transmissão de conhecimento, e fornecendo mecanismos para o acompanhamento da aprendizagem dos alunos e eficiência das estratégias didáticas aplicadas. O acompanhamento da aprendizagem dos alunos dá-se através de uma avaliação autêntica pelo emprego de um portfolio eletrônico (com características de um banco de dados temporal e ativo), enquanto que a transmissão de conteúdo acontece de acordo com o nível de conhecimento e capacidade cognitiva do aluno, isto será gerenciado pela camada Tutor. O portfolio também registrará o planejamento didático aplicado pelo professor em determinada disciplina, relacionando-o com o rendimento obtido pela turma. O sistema Portfolio-Tutor foi especificado utilizando a notação padrão de modelagem de sistemas orientados a objetos (UML) e foi implementado utilizando a linguagem de programação java, banco de dados e jsp (java server pages). Um exemplo de utilização do sistema desenvolvido é apresentado.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.125-135