E agora, quem poderá me ajudar? Utilizando sistemas de recomendação para otimização do processo de busca por auxílio em ambientes colaborativos de ensino

Luana Müller, Milene Selbach Silveira

Resumo


Apesar de serem uma forma de ajudar os usuários a entenderem melhor e, por conseqüência, fazerem um melhor uso dos ambientes que necessitam usar, os sistemas de ajuda ainda enfrentam a resistência dos usuários. Visando promover melhorias e incentivar o uso destes sistemas, os sistemas de ajuda em pares promovem ajuda proveniente dos próprios usuários através da formação de “pares”. Com intuito de otimizar a formação destes pares, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com usuários de ambientes colaborativos de ensino a fim de identificar os critérios usados por eles ao solicitar ajuda a determinada pessoa ao invés de outra. Também serão apresentadas sugestões de como utilizar tais critérios nesses sistemas integrando-os com sistemas de recomendação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2012.%25p