FAmCorA: um framework para a construção de ambientes cooperativos inteligentes de apoio a aprendizagem na Internet baseado em web services e agentes

José Marques Pessoa, Hylson Vescovi Netto, Crediné Silva de Menezes

Resumo


Resumo: O desenvolvimento de novos Ambiente Virtuais de Aprendizagem demanda recursos de tal ordem que dificulta o surgimento de propostas inovadoras. Em conseqüência há um grande gap entre as concepções teóricas e o que temos de fato implementado. O presente trabalho apresenta uma proposta de framework para o desenvolvimento de aplicações do tipo CSCL, seja através do reuso dos provedores de serviços (web services) implementados pelo framework, seja pelo compartilhamento de aplicações entre vários sistemas. O framework está baseado na composição de um conjunto de tecnologias: cgi, web services e agentes. Um protocolo de notificação/comunicação inter-aplicações permite que as aplicações criada segundo esse framework possam chamar outras aplicações em outros ambientes, apenas apontando para um link e ainda assim manter o controle e monitoramento das ações do usuário, fato necessário em ambientes CSCL para a manutenção do log das interações. Essa estratégia é fundamental para o surgimento de novas abordagens para ambientes educacionais, simplesmente porque agora podemos construi-los facilmente através de composição de aplicações desenvolvidas em diferentes ambientes, sob diferentes concepções pedagógicas.

Abstract: O desenvolvimento de novos Ambiente Virtuais de Aprendizagem demanda recursos de tal ordem que dificulta o surgimento de propostas inovadoras. Em conseqüência há um grande gap entre as concepções teóricas e o que temos de fato implementado. O presente trabalho apresenta uma proposta de framework para o desenvolvimento de aplicações do tipo CSCL, seja através do reuso dos provedores de serviços (web services) implementados pelo framework, seja pelo compartilhamento de aplicações entre vários sistemas. O framework está baseado na composição de um conjunto de tecnologias: cgi, web services e agentes. Um protocolo de notificação/comunicação inter-aplicações permite que as aplicações criada segundo esse framework possam chamar outras aplicações em outros ambientes, apenas apontando para um link e ainda assim manter o controle e monitoramento das ações do usuário, fato necessário em ambientes CSCL para a manutenção do log das interações. Essa estratégia é fundamental para o surgimento de novas abordagens para ambientes educacionais, simplesmente porque agora podemos construi-los facilmente através de composição de aplicações desenvolvidas em diferentes ambientes, sob diferentes concepções pedagógicas.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.94-104