AUXILIAR: Uma aplicação de inteligência artificial que possibilita a potencialização da aprendizagem em Ambientes Colaborativos de Ensino

Dilermando Piva Jr., Jori Almeida de Amorim, Mauro Sérgio Miskulin, Ricardo Luis de Freitas, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

Resumo


Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de aplicação (AUXILIAR) utilizando Módulos de Instrução Programada e Raciocínio Baseado em Casos inseridos em um Ambiente de Ensino Colaborativo que tem como objetivo facilitar as interações entre aluno e professor, o processo de avaliação, o redirecionamento através dos conteúdos e o feedback da avaliação dos alunos em Cursos Online. Esta proposta visa reduzir a quantia de tempo que um professor utiliza em tarefas operacionais, tais como respondendo perguntas, redirecionando os alunos a outros recursos didáticos e avaliando a aprendizagem, de forma que o professor possa centrar-se em processos mais importantes. Para atingir estes objetivos, a aplicação deverá manter uma base de conhecimento onde experiências vivenciadas anteriormente estarão disponíveis para auxiliar, tanto o professor, quanto os alunos na solução de dúvidas e até mesmo no estabelecimento das tarefas e avaliações a serem desempenhadas.

Abstract: Este trabalho apresenta uma proposta de aplicação (AUXILIAR) utilizando Módulos de Instrução Programada e Raciocínio Baseado em Casos inseridos em um Ambiente de Ensino Colaborativo que tem como objetivo facilitar as interações entre aluno e professor, o processo de avaliação, o redirecionamento através dos conteúdos e o feedback da avaliação dos alunos em Cursos Online. Esta proposta visa reduzir a quantia de tempo que um professor utiliza em tarefas operacionais, tais como respondendo perguntas, redirecionando os alunos a outros recursos didáticos e avaliando a aprendizagem, de forma que o professor possa centrar-se em processos mais importantes. Para atingir estes objetivos, a aplicação deverá manter uma base de conhecimento onde experiências vivenciadas anteriormente estarão disponíveis para auxiliar, tanto o professor, quanto os alunos na solução de dúvidas e até mesmo no estabelecimento das tarefas e avaliações a serem desempenhadas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.86-93