Arquitetura de STI - Overlay do Especialista Integrado à Motivação

Lúbia Mara Lopes Rodrigues, Marco Aurélio Carvalho

Resumo


Resumo: Considerando que as variações emocionais interferem na produção acadêmica de um estudante, os aspectos motivacionais emocionais são de grande importância para Sistemas Tutores Inteligentes (STIs). A modelagem de tais sistemas utilizando a Arquitetura do Overlay do Especialista, embora considere os aspectos pedagógicos, não trata as questões motivacionais. Este artigo propõe uma modelagem motivacional, especificando as variáveis a serem captadas nas estruturas cognitivas e sugerindo inferências para diagnosticar o comportamento e o temperamento do estudante, considerando aspectos comportamentais transitórios e permanentes. Além disso, trabalha na incorpação dos aspectos motivacionais na Arquitetura do Overlay do Especialista, tornandoa pronta para atender ao estudante individualmente, tanto nos aspectos pedagógicos quanto nos motivacionais.

Abstract: Considerando que as variações emocionais interferem na produção acadêmica de um estudante, os aspectos motivacionais emocionais são de grande importância para Sistemas Tutores Inteligentes (STIs). A modelagem de tais sistemas utilizando a Arquitetura do Overlay do Especialista, embora considere os aspectos pedagógicos, não trata as questões motivacionais. Este artigo propõe uma modelagem motivacional, especificando as variáveis a serem captadas nas estruturas cognitivas e sugerindo inferências para diagnosticar o comportamento e o temperamento do estudante, considerando aspectos comportamentais transitórios e permanentes. Além disso, trabalha na incorpação dos aspectos motivacionais na Arquitetura do Overlay do Especialista, tornandoa pronta para atender ao estudante individualmente, tanto nos aspectos pedagógicos quanto nos motivacionais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.80-85