Um Ambiente Integrado para Apoiar a Avaliação da Aprendizagem Baseado em Mapas Conceituais
Resumo
Resumo: Propomos neste trabalho um ambiente para a avaliação do processo da aprendizagem baseado em mapas conceituais, com facilidades para atender de maneira particular tanto ao professor quanto ao aluno. Seu objetivo é integrar as tarefas de construção e avaliação de mapas conceituais, facilitando o acompanhamento da evolução do aluno e da turma como um todo, oferecendo feedback ao aluno e ajudando o professor a verificar a qualidade do seu material didático e planejar suas atividades futuras. Mapas Conceituais são uma valiosa ferramenta metacognitiva que vem sendo usada com bastante êxito em processos educacionais. Neste artigo discutimos também o uso deles como instrumento de avaliação, tendo em vista o crescente número de pesquisadores que os têm adotado por sua maior eficiência e confiabilidade quando comparados com os métodos tradicionais.
Abstract: Propomos neste trabalho um ambiente para a avaliação do processo da aprendizagem baseado em mapas conceituais, com facilidades para atender de maneira particular tanto ao professor quanto ao aluno. Seu objetivo é integrar as tarefas de construção e avaliação de mapas conceituais, facilitando o acompanhamento da evolução do aluno e da turma como um todo, oferecendo feedback ao aluno e ajudando o professor a verificar a qualidade do seu material didático e planejar suas atividades futuras. Mapas Conceituais são uma valiosa ferramenta metacognitiva que vem sendo usada com bastante êxito em processos educacionais. Neste artigo discutimos também o uso deles como instrumento de avaliação, tendo em vista o crescente número de pesquisadores que os têm adotado por sua maior eficiência e confiabilidade quando comparados com os métodos tradicionais.
Abstract: Propomos neste trabalho um ambiente para a avaliação do processo da aprendizagem baseado em mapas conceituais, com facilidades para atender de maneira particular tanto ao professor quanto ao aluno. Seu objetivo é integrar as tarefas de construção e avaliação de mapas conceituais, facilitando o acompanhamento da evolução do aluno e da turma como um todo, oferecendo feedback ao aluno e ajudando o professor a verificar a qualidade do seu material didático e planejar suas atividades futuras. Mapas Conceituais são uma valiosa ferramenta metacognitiva que vem sendo usada com bastante êxito em processos educacionais. Neste artigo discutimos também o uso deles como instrumento de avaliação, tendo em vista o crescente número de pesquisadores que os têm adotado por sua maior eficiência e confiabilidade quando comparados com os métodos tradicionais.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.49-59