A Avaliação do Uso de Chatterbots no Ensino Através de uma Ferramenta de Autoria
Resumo
Resumo: Este artigo relata a experiência realizada com uma ferramenta de autoria de chatterbots, a qual objetivou aplicar o processo de construção de chatterbots em situações de ensino/aprendizagem, onde os estudantes criaram verdadeiras máquinas de dialogar a partir de uma estruturação e reflexão sobre o conhecimento. Com o uso da pesquisa exploratória realizada em duas Instituições de ensino, avaliou-se o funcionamento e utilização de uma ferramenta de autoria desenvolvida no Laboratório de Sistemas de Conhecimento (LSC) da UFSC, denominada AutoChatter; bem como avaliou-se a adequação da tecnologia de chatterbots para o aprendizado de conteúdos específicos – neste caso, o aprendizado da Análise de Requisitos relacionado à disciplinas de Análise de Sistemas.
Abstract: Este artigo relata a experiência realizada com uma ferramenta de autoria de chatterbots, a qual objetivou aplicar o processo de construção de chatterbots em situações de ensino/aprendizagem, onde os estudantes criaram verdadeiras máquinas de dialogar a partir de uma estruturação e reflexão sobre o conhecimento. Com o uso da pesquisa exploratória realizada em duas Instituições de ensino, avaliou-se o funcionamento e utilização de uma ferramenta de autoria desenvolvida no Laboratório de Sistemas de Conhecimento (LSC) da UFSC, denominada AutoChatter; bem como avaliou-se a adequação da tecnologia de chatterbots para o aprendizado de conteúdos específicos – neste caso, o aprendizado da Análise de Requisitos relacionado à disciplinas de Análise de Sistemas.
Abstract: Este artigo relata a experiência realizada com uma ferramenta de autoria de chatterbots, a qual objetivou aplicar o processo de construção de chatterbots em situações de ensino/aprendizagem, onde os estudantes criaram verdadeiras máquinas de dialogar a partir de uma estruturação e reflexão sobre o conhecimento. Com o uso da pesquisa exploratória realizada em duas Instituições de ensino, avaliou-se o funcionamento e utilização de uma ferramenta de autoria desenvolvida no Laboratório de Sistemas de Conhecimento (LSC) da UFSC, denominada AutoChatter; bem como avaliou-se a adequação da tecnologia de chatterbots para o aprendizado de conteúdos específicos – neste caso, o aprendizado da Análise de Requisitos relacionado à disciplinas de Análise de Sistemas.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2002.10-19